Introdução

Aqui o humor tem 4 lados, a informação está no lado errado, e a curiosidade não mata gatos.


Desafios

  Prepare-se para fritar seus miolos, estourar sua mente, e quadricular seus pensamentos. Nesta ala, vou postar desafios lógicos, e por poucos resolvidos. Deseja desafiar seu próprio raciocínio rápido, sua paciência e sua matemática? Aliás, quadradolândia é um reino geométrico, geometria é Matemática.

 Os que fizerem respostas certas, terão o nome exposto como solucionador no Desafio cumprido, e ficarão em uma lista dos primeiros a responder. Quer estar entre os primeiros, te desafio a tentar isso agora!


Ir para os Exercícios de Quadfix


Como Resolver?

  Antes de tudo, vamos entender como funciona, esse é um exercício que necessita de papel e lápis. Os desafios são baseados em um problema que inventei, eu particularmente não sou muito fã de matemática, mas com certeza vocês não vão concordar com esta citação.
 Depois de alguns estudos, criei um problema chamado "Quadrado de Fixagem" ou simplesmente Quadfix
 O propósito é encaixar peças neste quadro conforme circunstâncias matemáticas, e assim completá-lo perfeitamente. A dificuldade vem, quando essas peças devem ser encaixadas em locais exatos.

  O Quadfix é feito de blocos vazios de encaixe, e Pontos-Coordenadas. Os blocos de encaixe representam a área onde as peças são encaixadas, e os Pontos-Coordenadas é a referência  de localização em um Quadfix, por exemplo: 'Preto x Preto' é a casa 1x1, 'Preto x Azul' é a casa 1x2. 

  Sempre a primeira é Horizontal e a Segunda Vertical. O sentido das Coordenadas segue em ordem crescente da esquerda para direita, de baixo para cima.

  As peças tem variados tamanhos e possuem dois valores, o nome e o produto.
  As peças são nomeadas desta forma: A, B, C, D...
  
  O produto é o valor que deve ser calculado para gerar o resultado de encaixe.
  Com o resultado de encaixe, deve se procurar no Quadfix, uma área idêntica a da peça, e que os blocos somados sejam o valor calculado do produto da peça.

  O Quadfix possui números diferentes e aleatórios:

  O asterisco representa o pino central da peça. Ele define qual número no Quadfix será o número mestre da peça. Na imagem acima. o número mestre é o 4. Se o asterisco da Peça A fosse na parte no quadrado de baixo, o número mestre seria 3. Saber o número mestre é a coisa mais importante, na verdade é com isso que se tem o resultado final do Desafio. A posição do Número mestre em uma peça também é aleatória.
  
  Em base acima, temos as peças e os valores:
  •   Peça Azul (A): Produto=8, Nº Mestre=4
  •   Peça Verde (B): Produto=19, Nº Mestre=9
  •   Peça Roxa (C): Produto=18, Nº Mestre=7

  Para ter o resultado final, basta somar o Nº Mestre das peças. No caso acima, o resultado é 20. Porque 4+9+7 = 20. Apesar disto, a somatória das peças não precisa ser feita, o usuário só deve colocar os valores das peças como por exemplo acima, a resposta seria: A=4 B=9 C=7.

As peças

  As peças constituem de diferentes formas, mas sempre vão preencher todos espaços dentro de um Quadfix. Elas virão acompanhadas de 2 fatores importantíssimos, o Pino Central (Asterisco) e o Valor ou Produto, os quais já foram explicados acima.
  Muitos valores, terão que ser calculados préviamente, um exemplo seria:


  A expressão acima possui alguns dos elementos que serão constantemente usados, como os Pontos-Coordenadas (Os dois pontos representam 1x1), números comuns (4),  operadores matemáticos (+ - x /), e referência a outra peça (B).
  No caso se imaginarmos que esta é a peça A, teremos que descobrir qual número fica na casa 1x1 (Pontos-Coordenadas), e multiplicar por 4. O resultado dividimos pelo valor da peça B. Então, como não calculamos a peça B ainda, teremos que calculá-la primeiro. Supondo que o número do bloco 1x1 seja 7, e o valor da peça B seja 2, temos:

(7 x 4) / 2 = 14
(7 vezes 4) divido por 2 é igual a 14.

  Então dessa forma, o valor da peça será igual a 14, porém lembre-se que o valor é totalmente diferente do Número mestre, pois é com o valor que se chega a ele. O valor agora permite que você descubra onde deve-se encaixar a peça no Quadfix.

  Entenderam? Sei que é um pouco complicado, mas deveriam ver minhas páginas de estudo para chegar a este exercício...


   O Projeto Exercício Quadfix foi criado explícitamente por Marcos Vinicius de Moraes, e está sendo divulgado neste site para propósitos filosóficos e educacionais. Essa explanação foi exposta no dia 01/05/2011 às 14:05 Horas. É permitido a distribuição e cópia apenas se este texto estiver anexo.